Inscrições abertas para o II Prêmio MERCOSUL de Pesquisa em Políticas Sociais

A partir do próximo dia 14 de dezembro, e até o dia 12 de maio de 2019, estará aberta a inscrição de candidaturas ao II Prêmio MERCOSUL de Pesquisa em Políticas Sociais. Com o tema “Estatuto da Cidadania”, esta edição será realizada em conjunto pelo Instituto Social do MERCOSUL e o Parlamento do MERCOSUL. Também contará com apoio de universidades como Universidade Nacional de Quilmes, Universidade Nacional de Pilar, Universidade Nacional de Assunção/Faculdade de Ciências Sociais, Universidade da República do Uruguai/Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Nacional de Missiones, Universidade Nacional de Três de Fevereiro, Universidade Nacional de General Sarmiento, Universidade Federal de Grande Dourados, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Universidade de Buenos Aires/Faculdade de Ciências Sociais e Universidade Federal do Pampa, além de centros e redes de pesquisa, como o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e Fórum Universitário MERCOSUL (Fomerco).

Serão três categorias: trabalhos de estudantes de graduação, trabalhos de pesquisa de profissionais graduados e tese de pós-graduação. O vencedor de cada uma delas será premiado com US$ 1 mil (dólares). Além disso, está previsto o reconhecimento por meio de certificação de mérito dos autores, além da publicação dos 12 melhores trabalhos e de três teses ou monografias de pós-graduação.

A cerimônia de premiação será realizada no marco da celebração de 10 anos de instalação do ISM em Assunção, e acontecerá em alguma das capitais no mês de julho de 2019. Além do prêmio aos vencedores, será financiada a participação de autores de trabalhos selecionados, para que possam apresentar suas análises em uma sessão pública.

Sobre os trabalhos

Os trabalhos deverão ter como referência principal o Estatuto da Cidadania do MERCOSUL. O documento contemplará uma série de direitos dos cidadãos do bloco e vem sendo discutido em Grupo de Trabalho específico, vinculado à Comissão de Representantes Permanentes junto ao MERCOSUL (CRPM), a partir do Plano de Ação  do Estatuto da Cidadania.

Também poderão ser apresentados estudos que considerem o desenvolvimento da ampliação da cidadania, em suas múltiplas dimensões sociais e econômicas, no âmbito nacional ou regional, nos países do MERCOSUL. Para isso poderão ser tomados como referência o Plano Estratégico de Ação Social e a Declaração Sociolaboral, entre outras normas e textos que fazem referência à dimensão social do MERCOSUL.

Serão consideradas pesquisas que incluam estudos de caso ou em perspectiva comparativa, que analisem a expansão da cidadania e políticas sociais em nossa região. São de interesse as experiências comparativas relacionadas a outros processos de integração regional que podem contribuir para o entendimento e desenvolvimento do MERCOSUL.

Características dos trabalhos

Para trabalhos de pesquisa devem ser enviados documentos de 15 a 25 páginas, com bibliografia incluída. Devem ser trabalhos inéditos e originais. O trabalho não poderá conter referência ao autor da pesquisa (esta informação deverá estar presente apenas no formulário de inscrição). Os textos poderão ser escritos em português ou espanhol.

Em relação às teses, poderão ser apresentados recortes ou trabalhos completos sobre o tema (até 150 páginas), que já tenham sido aprovados em programas de pós-graduação. Qualquer menção à autoria ou ao programa em foi produzida deve ser retirada do texto.  O edital completo com todas as informações pode ser encontrado em www.ismercosur.org/premiomercosur ou aqui .

Inscrição

A inscrição de candidaturas é gratuita e deverá ser feita por meio de formulário disponibilizado na página www.ismercosur.org/premiomercosur ou aqui.

O processo de submissão estará aberto de 14 de dezembro a 12 de maio de 2019.

O II Prêmio é dirigido a pesquisadores nacionais e residentes nos Estados Parte e Associados do MERCOSUL. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Internacional especializada.

Dúvidas e consultas podem ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Links de referência

Comentários